Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 05: Ansiedade,
a antecipação do tempo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Ansiedade, a antecipação do tempo.
- Depois, apliquem a dinâmica “A Bagagem”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Bagagem
Objetivo:
Refletir sobre o que pode causar a ansiedade e as ações para minimizá-la.
Material:
01
mochila
Pedras
grandes
Observação:
Vocês devem testar se todas as pedras cabem dentro da mochila.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem no meio do círculo uma mochila vazia e as pedras.
-
Perguntem: O que tem trazido medo, preocupação, ansiedade para vocês?
Para
cada resposta, o aluno deverá pegar uma pedra e colocar dentro da mochila.
-
Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas costas e
ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá dificuldade
em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.
-
Depois, falem: O que significa andar em círculo?
Significa
que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe perturbando.
-
Então, falem: Nós, muitas vezes, estamos carregando fardos enormes. E não encontramos
saídas. Mas, este fardo pode ser diminuído, aliviado. De que forma?
Aguardem
as respostas. Observem atentamente cada uma delas. E enfatizem também as ações
a seguir: fazer planejamento, buscar apoio na família, conversar com amigos,
orar, ler a Bíblia, cultivar a fé, confiar em Deus, manter-se envolvido com o
trabalho da igreja, participar dos cultos, ter momentos de lazer.
-
Leiam:
1
Pedro 5.7: “ Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de
vós”.
Mateus
11:30: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
-
Por fim, solicitem que o mesmo aluno esvazie a mochila, simbolizando o alivio
do fardo e confiança em Deus. Depois,
façam uma oração pelos alunos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário