Jovens: Tempo
para todas as coisas
Lição 03: Ativismo,
fazendo tudo ao mesmo tempo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem
o título da lição: Ativismo, fazendo tudo ao mesmo tempo.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “O Tempo e eu!”
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo e eu!
Objetivos:
Refletir
sobre a mordomia do tempo.
Enfatizar
a importância da organização do tempo destinado aos estudos, a leitura e estudo
da Bíblia, a oração e comunhão com Deus.
Material:
01
desenho grande de um relógio para cada aluno
01
borracha e lápis grafite para cada aluno
Procedimento:
-
Perguntem: Como vocês estão organizando o tempo?
-
Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os
intervalos das horas as atividades que executa por dia.
-
Perguntem:
Quais
as ações que demandam mais tempo?
Quanto
tempo está destinado para os estudos?
Quanto
tempo para o serviço do Reino de Deus? E para a oração? E para os cultos?
Qual
foi tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus?
Qual
o tempo destinado para estudar?
E
para trabalhar?
-
Falem: Quais as ações são prioritárias?
Aguardem
as respostas.
Temos
muitas ocupações, mas precisamos reservar um tempo de qualidade para os estudos
e também para buscar ao Senhor. O que precisamos modificar no nosso relógio?
-
Entreguem a borracha e o lápis grafite e solicitem para que reorganizem o tempo
destinado aos estudos, leitura bíblica, oração, aos cultos e para o serviço no
Reino.
-
Para finalizar, leiam:
“Tudo tem seu tempo determinado e há tempo
para todo o propósito debaixo do céu”. Pv 3.1
“Ensina-nos
a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Sl
90.12
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário