Adolescentes
– Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual
Lição
05: O Que São as Epístolas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O Que São as Epístolas.
– Para introduzir o estudo
do tema da aula, utilizem a dinâmica “Escrevendo
cartas”.
– Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Escrevendo cartas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre as epístolas do Novo Testamento.
Material:
21 envelopes de cores, a saber: 13 verdes, 02 amarelos,
01 vermelho, 03 azuis, 01 alaranjado, 01 bege.
(vocês podem escolher outras cores, estas que indiquei
são sugestões, apenas).
Procedimento:
- Escrevam no quadro a palavra “Epístola”.
- Perguntem o que significa a palavra “Epístola”.
Aguardem as respostas.
Epístola é a mesma coisa que carta.
- Falem: No Novo Testamento há 21 cartas, que dão nome a
21 livros dos NT.
- Apresentem 21 envelopes de cores diferentes:
A cor verde para as 13 cartas do apóstolo Paulo.
A cor amarela para as 02 cartas do apóstolo Pedro.
A cor vermelha para a única carta de Tiago
A cor azul para as 03 cartas de João
A cor laranja para a única de Judas
A cor bege para a carta aos Hebreus de autoria
desconhecida
- Depois, façam o seguinte procedimento, por etapas:
Primeiro entreguem 13 envelopes verdes para os alunos.
Falem que são 13 as cartas de Paulo. Peçam para que eles
escrevam o nome Paulo no lugar do remetente.
Vamos conhecer os destinatários?
Peçam que os alunos escrevam os nomes dos
destinatários(um destinatário para cada envelope).
Aos cristãos em Roma
Aos cristãos de Corinto(duas vezes)
Aos cristãos da Galácia
Aos cristãos de Éfeso
Aos cristãos de Filipos
Aos cristãos de Colossos
Aos cristãos de Tessalônica(duas vezes)
A Timóteo, pastor da igreja de Éfeso(duas vezes)
A Tito, pastor da ilha de Creta
Ao cristão Filemon
Entreguem para os alunos o assunto de cada carta,
conforme quadro da revista(página 34). Devem estar digitados e separados.
Os alunos devem colocar o assunto referente a cada carta
dentro do envelope.
- Este mesmo procedimento deve ser realizado nas demais
cartas(ver quadro da página 36 da revista).
Observação: Dessa forma, os alunos terão uma visão
panorâmica das 21 cartas do NT, conhecendo os remetentes, destinatários e um
resumo do conteúdo de cada uma delas.
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia no índice do NT
e identifiquem cada carta com os nomes dos 21 livros do Novo Testamento.
- Agora, trabalhem sobre a necessidade das cartas naquela
época do início da igreja e a importância do conteúdo das cartas para os
destinatários.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário