Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um Livro Atual
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Aprendendo Sobre os
Dois Testamentos.
– Para introduzir o estudo do tema da aula,
utilizem a dinâmica “Abrindo o Tesouro”.
–
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo o Tesouro
Objetivos:
Manusear
a Bíblia de forma satisfatória.
Conhecer
a organização da Bíblia: Antigo e Novo Testamento, sequência dos livros,
divisão em capítulos e versículos.
Material:
01 Bíblia para cada aluno.
Procedimento:
-
Depois que vocês falarem que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e que nEla
encontramos alimento para a vida espiritual, digam que para termos conhecimento
dos ensinamentos divinos, precisamos ler e estudar a Bíblia. Para isto,
precisamos saber como manuseá-la.
-
Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a
relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa:
conjunto de livros.
-
Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o
número de capítulos e o número da página. Observem também que a Bíblia está
dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39 livros, Novo Testamento com
27. Portanto, a Bíblia é composta por 66 livros.
-
Continuem falando: Para encontrar com facilidade um texto na Bíblia, os seus
livros estão divididos em capítulos e versículos.
-
Ainda observando o índice, peçam aos alunos para encontrar João capítulo 3,
versículo 16. Orientem os alunos que o Evangelho Segundo São João está no Novo
Testamento.
-
Aguardem que todos encontrem este livro. Em seguida, falem que os números
grandes são os capítulos, enquanto os pequenos são os versículos. Então, já que
todos encontraram o Evangelho de João, vamos procurar o texto neste endereço:
capítulo 3, versículo 16. Depois todos deverão ler o versículo em voz alta.
-
Agora vamos fazer outra busca: Agora será Salmo 119, versículo 11. Depois peçam
para que todos leiam: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar
contra ti”. Então, falem da importância da leitura bíblica e da obediência a
Palavra de Deus.
-
Passem para os alunos uma tarefa para casa. Escrevam no quadro 04
referências(02 do AT e 02 do NT) e peçam para que procurem estes textos, copiem
cada um deles numa folha e deverão trazer na próxima aula. Também deverão
memorizar pelos menos uma dessas referências.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário