Juvenis
– Currículo do Ano 3: A Igreja, Corpo de Cristo
Lição
05: As Ordenanças à Igreja
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: As Ordenanças à Igreja.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para ilustrar o tema,
utilizem a dinâmica “O Batismo” e “A Ceia”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Batismo
Objetivo:
Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.
Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de
plástico
Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos
de batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que
relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles
citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a
demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra
apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por
imersão.
- Falem: Vimos agora com
esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é
aquele conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a
17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura
que o batismo de Jesus foi por imersão.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
A Ceia
Objetivo:
Promover momento de
entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades
da Santa Ceia.
Material:
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos
dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a
Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa,
arrumada com pães e refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela
oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer
um lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da
classe.
- Distribuam para cada aluno
um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão
deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem que cada
um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando
uma mensagem.
- Esta atividade deve ser
repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se
alimentar.
Por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário