Juvenis – Currículo do Ano
3: A Igreja, Corpo de Cristo
Lição 06: Igreja: Expressão
do Reino de Deus
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Igreja: Expressão do Reino de Deus.
- Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para ilustrar o tema,
utilizem a dinâmica “Igreja x Reino de Deus”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Igreja x Reino de Deus
Objetivo:
Refletir sobre as ações da Igreja como representante do Reino de Deus na terra.
Material:
Figura de uma igreja
01 cartolina
01 pincel atômico ou
marcador para quadro branco.
Procedimento:
- Coloquem, no quadro ou
cartolina, a figura de uma igreja e façam um círculo ao redor desta figura bem
grande.
- Falem que esta figura vai
representar a Igreja, embora saibamos que o prédio em si mesmo não se configura
como Igreja de Cristo; pois a Igreja de Cristo é formada por pessoas que
aceitaram a mensagem do Reino de Deus. Mas, aqui nesta dinâmica, se constituirá
como algo figurativo da igreja como representante do Reino de Deus na terra.
- Falem: Nós também fazemos
parte da Igreja de Cristo.
Então escrevam o nome de
cada aluno dentro da figura da Igreja.
- Então, perguntem: Quais os
valores do reino que a Igreja pode e deve expressar nesta sociedade?
Aguardem as respostas.
Escreva-as dentro do círculo.
Exemplo de respostas:
Evangelização, ensino da
Palavra de Deus, pregação Cristocêntrica, obras sociais, comunhão.
- Leiam:
Mt 28.19 e 20 –
Evangelização
I Co 2.2 – Pregação
Cristocêntrica
Tg 2. 15 e 16 – Obras
sociais
Jo 13. 34 e 35, At 2.42 –
Comunhão
- Reflitam sobre a atuação
da Igreja em cada indicação, por exemplo:
Evangelização: Temos
evangelizado? Quais as ações empreendidas pela Igreja para a propagação do
evangelho?
Pregação: Qual o teor das
pregações: é Jesus, o salvador? A pregação tem sido prioridade nos cultos?
Obras sociais: Quais as
obras sociais desenvolvidas pela Igreja? São pontuais ou sistemáticas? O que
temos feito?
Temos sido, enquanto parte
integrante da Igreja, representantes dos valores do Reino? O que nos falta?
- Para concluir, leiam: I Pe
2.9:
“Mas vós sois a geração
eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis
as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário