Jovens:
Seguidores de Cristo – Testemunhando numa Sociedade em Ruínas
Lição
05: Refugiados: um problema da atualidade?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Refugiados: um problema da
atualidade?
Apontem para a pergunta e
falem: O que vocês têm a dizer sobre esta pergunta?
Aguardem as respostas.
Talvez alguns alunos falem
que é um problema atual; outros, certamente vão lembrar que sempre existiu e
vão também mencionar exemplos bíblicos.
- Em seguida, para
introduzir o tema da aula, utilizem a dinâmica “Refugiados”.
- Agora, trabalhem o
conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Refugiados
Objetivo:
Refletir sobre a causa dos refugiados.
Material:
04 folhas de papel
Observação: cada folha deve conter uma pergunta(veja no
procedimento).
Procedimento:
- Dividam a turma em 04 grupos.
- Entreguem para cada grupo uma das perguntas abaixo.
Quem é o refugiado?
Quais as causas dos pedidos de refúgio?
Quais as dificuldades que os refugiados enfrentam?
Como a igreja pode ajudar aos refugiados?
- Depois, orientem que eles devem refletir e responder a
pergunta que receberam.
- Estipulem um tempo de 10 minutos para realização da
atividade.
- Depois, cada grupo deve apresentar a pergunta e a
resposta, utilizando o recurso pedagógico conhecido como encenação.
- Em seguida, apresentem outras informações se
necessário.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário