Juvenis – Currículo do Ano 3: A Igreja, Corpo de Cristo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O Fundamento da Igreja.
-
Depois, apresentem um mapa Mundi e mostrem a cidade de Jerusalém.
-
Falem: Foi neste lugar onde a igreja teve seu início.
Quando
isto aconteceu?
Este
evento aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus e 10 dias após a sua
subida ao céu. Nesta época, estava havendo a festa de Pentecostes.
O
que marcou o início da Igreja?
A
descida do Espirito Santo prometido por Jesus, que enviaria o consolador,
conforme lemos em Lc 24.49.
Quem
eram as pessoas que formavam a Igreja?
Judeus,
hebreus, helenistas e prosélitos(coloquem estes nomes no quadro) e falem sobre
cada um.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir o tema, utilizem a dinâmica “120
no Cenáculo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: 120 no Cenáculo
Objetivo:
Refletir
sobre o crescimento da Igreja.
Material:
Os
numerais 120 e 3000 digitados em tamanho grande
Quadro
ou cartolina
01
marcador para quadro branco ou pincel atômico
01
figura do globo terrestre
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Após trabalhar o conteúdo da lição, perguntem: Quantas pessoas estavam no
cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se
que os alunos falem que eram 120 pessoas.
-
Falem:
Estas
120 pessoas formaram o primeiro grupo da Igreja(coloquem no quadro o numeral
120).
Neste
mesmo dia, da descida do Espírito Santo, outras 3000 pessoas também somaram a
estes 120(coloquem no quadro o numeral 3000). E assim a Igreja foi aumentando.
-
Falem: No início da igreja eram 120, depois mais 3000 e eu(dizer o nome) também
faço parte dela, e ... (falar os nomes dos alunos da direita para a esquerda).
-
Agora, peçam para que os alunos façam a mesma coisa, um de cada vez:
No início da igreja eram 120, depois mais 3000
e eu também faço parte dela, e...(falar os nomes dos colegas da direita para a
esquerda).
À
medida que os alunos forem falando, vocês escrevem os nomes deles na cartolina.
Colem a figura do globo.
-
Falem, apontado: 120 mais 3000 pessoas foram o que formavam a Igreja naquele
dia, mas hoje além de vocês, a igreja tem fiéis em todo o mundo.
-
Para finalizar, peçam para que os alunos falem: Eu também faço parte da Igreja.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário