Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 1: Resistindo à pressão do Mundo
Lição
05: As Consequências das Escolhas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da
lição: As Consequências das Escolhas.
– Em seguida, para
introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Bumerangue”.
– Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Bumerangue
Objetivo:
Refletir sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01 bumerangue(pode ser feito
de vários materiais)
01 cesta pequena com
sementes variadas.
01 copo descartável
pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o
que o homem semear, isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio
da semeadura e da colheita.
- Perguntem o que os alunos
entendem sobre isto.
Aguardem as respostas.
- Depois, apresentem um bumerangue e perguntem
como funciona.
Aguardem as respostas.
Espera-se que falem que o
bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado, volta à mão daquele
que o arremessou.
- Falem: A lei da semeadura
é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai sentir as consequências
daquilo que falou e praticou.
- Perguntem: Que tipo de
sementes estamos semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo
descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a
cesta com as sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades
diferentes e coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que
os alunos falem sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam
cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e
com o próximo.
- Agora, repitam a leitura
de Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já
imaginou a quantidade do que vocês podem receber de volta daquilo que estão
plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que
semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância
também ceifará.”
- Analisem ainda que há
sementes que germinam com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados
especiais para que brotem.
Depois façam uma relação
disto com as sementes que estamos cultivando, quais delas necessitam de maiores
cuidados e tentativas para produzir frutos.
- Para finalizar, leiam Gl
5.22.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário