Adolescentes
– Currículo do Ano 2: Jesus Cristo – O melhor modelo
Lição
03: O filho amado e obediente
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD). Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O filho amado e obediente.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a
dinâmica “Faça o que o Mestre mandar”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Faça o que o Mestre mandar
Objetivos:
Contextualizar o tema sobre
a obediência de Jesus com a vida dos alunos.
Refletir sobre a obediência
a Cristo e a Sua Palavra.
Material:
Uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da
classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego,
para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos
para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à
esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos,
vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa
forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros e falsos ensinos, enfatizando
a importância de conhecermos o Mestre e Sua Palavra.
- Retirem a venda do aluno e
façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo
guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as
respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança
que devemos ter com os verdadeiros ensinos.
- Pode acontecer que o aluno
“cego” não execute alguns comandos que vocês falaram, porque pode confundir
direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado.
- Falem: Estudamos nesta
lição sobre a obediência de Jesus. Ele é o nosso pastor e nós como suas ovelhas
precisamos obedecê-lo e estar atentas se a voz que escutamos, representa
comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João
10.1 a 5.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário