Juvenis
- Currículo do Ano 1: Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã
Lição
05: Quem é Jesus Cristo?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Quem é Jesus Cristo?
- Em seguida, utilizem a
dinâmica “Quem é Jesus?”
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Quem é Jesus?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre quem é Jesus.
Material:
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício para
cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas:
Personagem mais importante da História, Grande Filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar esta pergunta: “Quem
dizem os homens ser o Filho do homem?”
Digitar estas respostas: Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E
vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: Uns
João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E
vós, quem dizem que eu sou?”
Digitar esta resposta: “Tu
és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt
16.16)
Digitar: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
Procedimento:
Antes
da aula:
Enumerar os envelopes de 01
a 05
Colocar no envelope 01 as
expressões: Personagem mais importante da História, Grande filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02 a
pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Esta pergunta deve
estar escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em quadrinho).
Colocar esta resposta no
envelope 03: Uns João Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a seguir
no envelope 04: “E vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar esta resposta no
envelope 05: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante
aula:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Coloquem no centro do
círculo a palavra JESUS.
- Perguntem para os alunos:
Para vocês quem é Jesus?
Entreguem para cada aluno
meia folha de papel ofício e peçam para que eles escrevam as respostas.
- Coloquem estas respostas
ao redor da palavra JESUS.
- Entreguem para um aluno o
envelope 01 e peçam para que abra e leia o conteúdo e coloquem ao redor da
palavra JESUS.
Personagem mais importante
da história, Um grande filósofo, Um comunista, Um revolucionário político,
Idealista religioso, Homem polêmico
- Falem: Estas palavras ou
expressões representam aquilo que muitas pessoas sabem ou entendem sobre Jesus.
- Entreguem o envelope 02
para um aluno e peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?”(Mt 16.13b)
Esta pergunta deve estar
escrita num balão de diálogo, daquele tipo de história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta bem
perto do nome JESUS, para indicar que foi realizada por Jesus.
- Falem: Esta pergunta Jesus
dirigiu aos seus discípulos.
- Agora, entreguem o
envelope 03 outro aluno e peçam para que leia a resposta dos discípulos(Mt 16.14)
Uns João Batista, Outros
Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Coloquem estas palavras ao
redor do nome JESUS.
- Agora, entreguem o
envelope 04 para outro aluno e peçam para que abra.
Ele vai ler: “E vós, quem
dizem que eu sou?”(Mt 16.15)
- Agora, entreguem o último
envelope(05) para outro aluno e peçam para que leia.
“Tu és o Cristo, o Filho de
Deus vivo”(Mt 16.16)
Falem que esta resposta foi
de Simão Pedro, um dos discípulos de Jesus.
- Falem: Estamos vendo aqui
várias opiniões sobre quem é Jesus.
- Depois, façam uma breve
reflexão sobre as respostas que estão ao redor do nome JESUS.
- Depois, perguntem: Por que
o nome JESUS está no centro destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos
falem que a influência de Jesus sobre as pessoas é muito grande e importante e
tão significativa que a História está dividida assim: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Coloquem abaixo do nome
JESUS: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Agora, falem: Vamos
aprofundar o nosso conhecimento sobre Jesus através da lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário