Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 2: O Maravilhoso Plano da Salvação
Lição
03: Sou livre para escolher
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes
um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Sou livre para escolher.
- Em seguida, utilizem a
dinâmica “Livre-arbítrio”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Livre-arbítrio
Objetivos:
Demonstrar os efeitos do
pecado e a liberdade que Jesus nos dá através do perdão.
Estudar sobre o
livre-arbítrio diante da escolha entre a salvação e a perdição.
Material:
01 objeto pesado ou uma
fruta grande (melancia ou jaca).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e
suas consequências, do fardo que o homem carrega quando peca.
- Escolham um aluno e
solicitem que fique em pé na frente da turma.
- Entreguem o objeto ou a
fruta para este aluno e continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo,
perguntem para o aluno: Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno
responderá que está incomodado com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução
para isto. Então leiam João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do
mundo”, enfatizando a palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta
das mãos do aluno e coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno:
Como está se sentindo agora?
Falem que só Jesus pode nos
perdoar, livrando-nos do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a
30.
- Concluam, afirmando que o
homem pode escolher entre a salvação e a perdição. Mesmo conhecendo sobre a
perdição e salvação, o homem tem o livre-arbítrio para escolher.
Mas, enfatizem que Jesus nos
concede o perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, confessar suas
culpas através da oração e abandonar o pecado.
Mesmo conhecendo sobre a
perdição e salvação, o homem tem o livre-arbítrio.
- Depois, leiam: “Disse-lhes
Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por
mim”(Jo 14.06).
Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário