Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 2: O Maravilhoso Plano da Salvação
Lição
04: Recebendo a Salvação
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Recebendo a Salvação.
- Em seguida, utilizem a
dinâmica “A Ponte”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
A Ponte
Objetivo:
Exemplificar e estudar sobre salvação, através de Jesus, aquele que nos religou
a Deus.
Material:
01 giz branco
01 pano úmido
01 telefone com fio
Nome digitado: DEUS
Procedimento:
- Utilizando um giz,
desenhem no piso um círculo grande.
- Peçam para que todos os
alunos entrem neste círculo.
- Entreguem para um dos
alunos o nome DEUS e para outro aluno um telefone com fio.
- Pequem o telefone, tirando
do gancho e falem: A comunicação de Deus com o homem e vice-versa acontecia de
forma perfeita. Mas, o homem pecou, desobedecendo a Deus e esta comunicação foi
cortada.
Nesse momento, retirem o fio
do telefone e peçam para que todos os alunos saiam do círculo, demonstrando
afastamento de Deus. Somente o aluno que tem o nome “Deus” permanecerá no
círculo.
- Façam outro círculo com
giz, separado do círculo anterior.
- Peçam para que todos os
alunos entrem neste novo círculo.
- Falem: O homem ficou
distanciado de Deus, mas o amor divino pela humanidade era tão grande, que
providenciou uma ponte de ligação entre Ele e os homens, enviando Jesus como
Salvador e Mediador dos homens.
- Nesse momento, façam dois
traços, simulando uma ponte, unindo os dois círculos, e coloquem o nome JESUS.
- Falem: Desta forma, a
comunicação foi restabelecida.
- Em seguida, coloquem o fio
do telefone, antes retirado.
- Agora, trabalhem o
conteúdo da lição.
Observação: É interessante
limpar o piso, para isto utilizem o pano úmido.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário