Juvenis – Currículo do Ano 1: Respostas às dúvidas
sobre a Fé Cristã
Lição 03: Por
que Deus nos criou?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Por que Deus nos criou?
- Leiam a pergunta para os
alunos e peçam para que respondam.
Aguardem as respostas,
escreva-as no quadro e reservem.
- Solicitem para que os
alunos abram a Bíblia no livro do Gênesis e peçam para que eles observem a
narrativa da criação. Enfatizem que Deus é o criador.
- Qual o dia em que o homem
foi criado? Por que foi criado?
Aguardem as respostas.
- Agora, utilizem a dinâmica
“Fui Criado por Deus”.
- Em seguida, reflitam sobre
a criação x evolução.
- Depois, trabalhem os
pontos levantados na lição que responde a pergunta “Por que Deus nos criou?”
- Para concluir, apresentem
as respostas dos alunos do início da aula, peçam para que leiam e perguntem:
Vocês vão modificar as respostas(retirando ou acrescentando) quanto às razões
da criação do homem e da mulher?
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Fui criado por Deus
½ folha de papel ofício
01 lápis grafite
Procedimento:
- Escolham um aluno e peçam
para que ele permaneça diante da turma.
- Distribuam ½ folha de
papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.
- Peçam para que eles
desenhem o colega, observando os detalhes, procurando ser o mais fiel possível
ao que estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.
- Depois, recolham os
desenhos e fixem no quadro.
- Observem os desenhos e
deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém conseguiu no desenho
se aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega? Por quê?
Observem as respostas.
Por mais que haja na turma
alguém que desenhe bem, sempre haverá diferença e o resultado não copia com
exatidão os traços do colega.
Percebemos como é difícil
desenhar. Imaginem fazer o primeiro ser
humano!
- Agora, falem: Olhem para
seus colegas. Observem as características dos colegas, são diferentes mesmo
tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.
- Depois, enfatizem: Só Deus
tem poder para criar com tanta perfeição e diferentes características entre as
pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos são iguais. E as impressões digitais?
Não há um ser humano que tenha impressão digital igual ao de outra pessoa.
- Perguntem: Afinal, somos
produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, peçam para
que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário