Adultos: A
Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus
Lição 02: Uma
Salvação Grandiosa
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Uma
Salvação Grandiosa
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
ilustrar o tema sobre o sofrimento de Jesus, utilizem a dinâmica “O Sofrimento de Cristo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
O Sofrimento de Cristo
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o sofrimento de Jesus.
Material:
01 corrente confeccionada de
papel ou EVA
01 Chicote ou um cinto ou um
cinturão
01 alfinete ou agulha
01 folha de papel madeira ou
cartolina
Procedimento:
- Perguntem:
. Alguém aqui passou por uma situação em que
ficou trancado sem poder sair de algum lugar? Como você se sentiu?
Para este aluno que vai
relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar a situação
vivenciada.
. Alguém já sofreu uma
agressão física de algum colega numa discussão ou briga? Como você se sentiu
como apanhou?
Para este aluno que vai
relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a situação vivenciada.
. Alguém já se furou com
algo perfurante, como prego, alfinete etc?
Para este aluno que vai
relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a situação
vivenciada.
- Falem: Todas estas
situações causaram sofrimento, tristeza etc. Mas, hoje vamos estudar sobre uma
pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que vocês relataram.
- Falem: Vocês já sabem que
antes da crucificação de Jesus, aconteceram várias situações que provocaram
muito sofrimento para Ele.
- Apresentem uma folha de
madeira ou cartolina com um desenho de uma cruz em tamanho grande.
- Falem que a cruz vai
representar o sofrimento de Jesus.
- Peçam para que os alunos
citem estes fatos que eles lembram que causaram sofrimento de Jesus antes de
sua morte na cruz. As respostas devem ser escritas ao redor da cruz.
Preso
Acusado com falsas
testemunhas
Chicoteado
Torturado
Cuspiram no rosto dele
Coroa de espinhos na cabeça
Morte na cruz
- Perguntem: Por que Jesus
passou por este sofrimento além da morte de cruz?
Enfatizem que a morte de
Jesus foi para nos salvar e nos dá vida abundante.
- Leiam: “Ninguém tem maior
amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus
amigos, se fizerdes o que eu vos mando”(Jo 15.13 e 14).
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
4 comentários:
Muito boa a dinâmica Deus abençoe por nós ajudar
Thalita Farias, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que gostou da dinâmica. Faça bom proveito.
Irmã seu blog é uma benção para as nossas vidas. Deus continue lhe usando.
Magdalinne, muito obrigada pela visita ao blog.
Feliz ao saber que este blog é uma bênção para os professores da EBD.
Volte sempre.
Postar um comentário