Adolescentes
– Currículo do Ano 2: Jesus Cristo – O melhor modelo
Lição
04: O Amigo Leal
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na
EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O Amigo Leal.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a
dinâmica “O Melhor Amigo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Melhor Amigo
Objetivo:
Refletir sobre as
verdadeiras e falsas amizades.
Enfatizar que Jesus é o
melhor amigo.
Material:
Uma venda para cada dupla.
Procedimento:
- Dividam os alunos em
duplas.
- Forneçam para cada dupla
uma venda, que pode ser um lenço, um pedaço de tecido etc.
- Deem as seguintes
informações:
01 pessoa da dupla utilizará
a venda
O outro colega dará
orientações de como ele andar pela sala, por exemplo: Siga em frente! Dobre à
direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás!
etc.
Depois, eles trocarão de
lugar.
- Para começar a atividade
façam uma mudança na organização das cadeiras e nos outros objetos da sala para
dificultar a atividade.
- Quando o aluno estiver com
a venda nos olhos, o outro colega deverá movimentá-lo, rodando-o, para que ele
mude de posição e dessa forma ele não saberá para onde ir, tendo que obedecer
ao colega.
- Dadas as informações, os
alunos deverão começar atividade.
- Depois, organizem os
alunos em círculos e peçam para que as duplas falem sobre a atividade, vejam
algumas indagações que podem ser feitas:
Como você se sentiu sendo
guiado pelo amigo?
O amigo transmitiu
confiança?
O aluno que usava a venda
executou os comandos que o outro falava?
Aguardem os relatos.
- Em seguida, reflitam sobre
as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança, confiança que
deve haver entre bons amigos, mas que às vezes há amigos que podem conduzir por
caminhos inadequados.
- Depois, pequem uma venda e
falem:
A venda numa amizade pode
representar a confiança que temos nos amigos, mas é necessário cuidado e ficar
atento com as boas e más influências.
A venda também pode
representar alguns tipos de amizade na qual ficamos cegos para as más
influências.
- Falem ainda: Jesus é o
melhor amigo, nEle vocês podem confiar!
- Para concluir, leiam:
“Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal” Pv
13.20(NTLH).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário