Jovens: Seu Reino não Terá Fim - Vida e obra de Jesus segundo o
Evangelho de Mateus
Lição 03: O batismo de Jesus
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O batismo de Jesus.
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre o Batismo de Jesus.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Batismo
nas águas”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Batismo nas águas
Objetivos:
Oportunizar
o estudo sobre o batismo bíblico.
Seguir
o exemplo de Jesus, que também foi batizado.
Material:
Fotografias
do batismo nas águas dos alunos.
01
quadro branco
Observação:
Entrem em contato com os alunos pelas redes sociais ou telefone, peçam para que,
os que já são batizados, levem fotografias do batismo na próxima aula.
Procedimento:
-
Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem
as respostas.
-
Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os
tipos de batismos que eles citaram, por imersão e aspersão.
-
Perguntem: Qual a diferença entre eles?
Se
necessário acrescentem outras informações da diferença entre o batismo por
imersão e aspersão.
Enfatizem
que o batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”. Citem o versículos de Mt
3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos
assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
-
Depois, montem um mural com as fotografias do batismo dos alunos.
Observação:
No final da aula, devolvam as fotografias.
- Em seguida, perguntem:
Por
que vocês se batizaram?
Aguardem
as respostas.
-
Perguntem: Por que Jesus foi batizado?
Aguardem
as respostas.
-
Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre o batismo de Jesus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário