Adolescentes
– Currículo do Ano 2: Jesus Cristo – O melhor modelo
Lição
07: O Semeador da Palavra
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O semeador da Palavra.
- Introduzam o estudo do
tema, utilizando a dinâmica “Mais que
doce que o mel”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Mais Doce que o Mel
Objetivo:
Refletir sobre qual o tipo de coração está sendo lançado o ensino da Palavra de
Deus.
Material:
Desenho de um caminho com
aves, pedras e figura de sol, espinhos, terra fértil e sementes.
Figuras das 4 situações
apresentadas na parábola do Semeador.
01 figura de coração
01 sachê de mel ou bala de
mel
Procedimento:
- Leiam a parábola do
semeador – Mt 13. 3 a 8.
À medida que a leitura for
efetuada, vocês apresentam figuras que dizem respeito as 4 situações da
parábola.
Se preferir, vocês podem
utilizar material, como: desenho de um caminho com aves, pedras e figura de
sol, espinhos, terra fértil e sementes.
- Dividam a turma em 04
grupos e passem o material ou a figura referente a cada situação (uma para cada
grupo).
- Orientem para que cada
grupo reflita sobre a situação da parábola, associando-a ao ensino da Palavra
de Deus nos dias atuais.
- Em seguida, os grupos
devem apresentar o resultado de forma objetiva.
- Apresentem a figura do
coração e falem: Que o nosso coração esteja com solo preparado e fértil para
receber a semente que é a Palavra de Deus.
- Depois, leiam Sl 119.103:
“Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à
minha boca”.
- Para finalizar, entreguem
para cada aluno 01 sachê de mel ou bala de mel.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário