Juvenis
- Currículo do Ano 1: Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã
Lição
08: Batismo no Espírito Santo e Dons?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Batismo no Espírito Santo e Dons?
O título da lição contém uma
interrogação que nos remete ao questionamento da atualidade do batismo no
Espírito Santo e dos Dons espirituais.
Afirmem que ambos são para
nossos dias. Para confirmar isto, peçam para que os alunos falem sobre a
experiência pessoal do batismo e como também sobre o recebimento de dons
espirituais.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Sugiro duas dinâmicas para
este tema, utilizem pelo menos uma delas: “Pentecostes”
e/ou “O Fruto Desejado”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Pentecostes
Objetivo:
Representar a descida do
Espírito Santo através da expressão oral em várias línguas.
Material:
01 versículo bíblico em
várias línguas, por exemplo: João 3.16 em Inglês, Francês, Espanhol, Português
etc. Vocês podem conseguir, o trecho bíblico em vários idiomas, através da
Bíblia on line.
Português: Porque Deus amou
o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Inglês: For God so loved the world, that he gave his
only begotten Son, that whosoever believeth on him should not perish, but have
eternal life.
Espanhol: Porque de tal
manera amó Dios al mundo, que ha dado á su Hijo unigénito, para que todo aquel
que en él cree, no se pierda, mas tenga vida eterna.
Alemão: Also hat Gott die Welt geliebt, daß er seinen
eingeborenen Sohn gab, auf daß alle, die an ihn glauben, nicht verloren werden,
sondern das ewige Leben haben.
Francês: Car Dieu a tant aimé ceux qu’il a disposés,
qu'il a donné son seul Fils engendré, afin que chacun d’eux qui croit en lui ne
périsse point, mais qu'il ait la vie éternelle.
Procedimento:
- Falem sobre a descida do
Espírito Santo que aconteceu de forma visível e audível.
- Leiam Atos 2. 2 a 4.
- Falem: Agora vamos
representar a expressão audível da descida do Espírito Santo.
- Entreguem o versículo em
línguas diferentes para os alunos.
- Solicitem que leiam o
versículo, todos ao mesmo tempo.
- Leiam Atos 2. 6 ao 12.
Observação: Caso não haja
alunos na sala que falem uma língua estrangeira, vocês podem pedir ajuda a
outra pessoa da igreja que lhe auxilie, ou indicando pessoas para falar ou
ensinar a pronúncia das palavras.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
O Fruto Desejado
Objetivos:
Estudar sobre o Fruto do
Espírito.
Material:
01 laranja sem casca(deixem
apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes
digitadas
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Apresentem a laranja e
falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão:
é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte,
uma virtude.
- Falem, também: Agora vamos
conhecer o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma
pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou
cartolina, formando um círculo.
- Então, comecem o estudo do
tema, enfatizando a importância da manifestação das 09 virtudes do Fruto do
Espírito na vida cristã.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário