Juvenis
- Currículo do Ano 1: Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã
Lição
07: Quem é o Espírito Santo?
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Quem é o Espírito Santo?
- Para introduzir o estudo
do tema, utilizem a dinâmica “Que
símbolo parece com você?”.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Apresentem figuras para
ilustrar os símbolos do Espírito Santo.
Vocês sabiam que a
utilização de recursos visuais é importante na aula, porque atrai a atenção,
desperta o interesse, aumenta a participação, a motivação e a retenção do que é
ensinado?
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Que símbolo parece com você?
Objetivos:
Oportunizar estudo sobre os
símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para
representação de si mesmo.
Material:
½ folha de papel ofício.
Procedimento:
- Entreguem a metade da
folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem aos alunos que
pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou
animal.
- Lembrem aos alunos que os
símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém.
Apresentem alguns exemplos:
Leão: tem muita garra para
lutar, vencer.
Girafa: tem uma visão mais
ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou
muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem
estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e
uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não
guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil
convivência.
- Solicitem que os alunos
façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta
escolha.
- Peçam para que os alunos
socializem com os colegas os símbolos escolhidos.
- Falem também que os
símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é
Deus, a Terceira Pessoa da Trindade. Então apresentem os símbolos do Espírito
Santo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário