Adolescentes
– Currículo do Ano 2: Jesus Cristo – O melhor modelo
Lição
08: A resistência contra a tentação
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A resistência contra a tentação.
- Introduzam o estudo do
tema, utilizando a dinâmica “Luz do
mundo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Luz do Mundo
Objetivos:
Refletir sobre a atitude do
crente como luz do mundo.
Alertar quanto aos perigos
de ceder a tentação
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de
fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz
do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical,
observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato,
tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela
acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é
a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos
no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de
gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo
representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que
aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado,
toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste
procedimento?
- Para finalizar, leiam:
“Vós sois a luz do mundo;
não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a
candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que
estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam
as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”(Mateus
5:14-16).
“E não sede conformados com
este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para
que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de
Deus”(Romanos 12:2).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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