Adultos: A
Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus
Lição 08: Uma
Aliança Superior
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Uma
Aliança Superior.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir aula, utilizem a dinâmica “As
Alianças”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: As Alianças
Objetivos:
Diferenciar
as características da Antiga e Nova Alianças.
Concluir
o estudo sobre as duas Alianças.
Material:
Alianças
ou figura de aliança(a quantidade depende do número de características
utilizadas sobre a antiga e nova alianças).
08
envelopes pequenos que caiba a aliança ou a figura de aliança.
Observação:
as alianças podem ser daquelas bem simples, cujo preço é bem acessível, que são
utilizadas para brincadeiras infantis.
Procedimento:
Antes da aula:
-
Leiam a lição sobre a Antiga e Nova Alianças e escolham 4 características
delas.
-
Digitem essas características com fonte no. 11 e recorte cada uma.
-
Enrolem a tirinha de papel contendo a característica no aro do anel ou aliança.
Durante a aula:
-
Após a explanação sobre as duas alianças, entreguem os 08 envelopes para
alguns(algumas) alunos(as).
-
Peçam para que ninguém abra o envelope enquanto você estiver desenvolvendo a
atividade.
-
Agora, peçam que os alunos que receberam os envelopes, leiam o que contém o
papel(um aluno de cada vez).
-
Depois, pergunte: Esta característica pertence a que Aliança? Por quê?
O
aluno poderá responder ou a turma.
Por
Sulamita Macêdo.
Texto Pedagógico
Os
10 mandamentos do Professor da Escola Dominical
1 - Não terás outra doutrina
além da Bíblia Sagrada.
2 - Não darás aula sem
apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para
melhorar o aprendizado.
3 - Não tornarás o momento
da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem metodologia criativa.
4 - Reservarás somente o
sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a
semana.
5 - Honrarás a presença dos
alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas,
participativas e dinâmicas.
6 - Não matarás o desejo do
aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula,
apresentando informações e realizando perguntas.
7 - Não adulterarás as
informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e
desnecessárias.
8 - Não furtarás a atuação
do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura
bíblica.
9 - Não farás falso
testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o
exemplo daquilo que ensinas.
10 - Não cobiçarás o
conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com
seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdo e métodos adequados.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário