Adolescentes
– Currículo do Ano 2: Jesus Cristo – O melhor modelo
Lição
09: Influenciando a sociedade
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Influenciando a sociedade.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Sal da Terra”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com
água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
- Expliquem que o sal
representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
- Solicitem a atenção dos
alunos para o que você vai realizar.
- Arrumem os 03 copos com
água sobre uma mesa.
- Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire
a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado
de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último
copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação
melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É
comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01.
Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o
cristão neste mundo é a da situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02:
Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03: Está
correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos
influenciando o mundo ou sendo influenciados?
- Após os questionamentos,
leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal
degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de
baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o
que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham
compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da
terra.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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