Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 2: O Maravilhoso Plano da Salvação
Lição
06: Mudando de Direção
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Mudando de Direção.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Lixeira”, que proporcionará a reflexão sobre as novas atitudes na vida daquele
que recebeu a salvação.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Lixeira
Objetivo:
Refletir
sobre as novas atitudes na vida daquele que recebeu a salvação.
Material:
01
figura de uma cruz e de uma pessoa
01
lixeira
Procedimento:
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Coloquem em lugar visível as figuras de uma cruz e de uma pessoa.
-
Falem(apontando para a cruz): A pessoa que aceita Cristo como salvador passa a
ter uma vida diferente. As velhas atitudes inadequadas devem ser rejeitadas e
novas atitudes devem ser enfatizadas.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que precisam ser retiradas, pois são
inadequadas da nova vida em Cristo. Vocês podem dar algumas sugestões. Também
devem escrever aquelas ações que devem ser valorizadas e executadas por aqueles
que mudaram a direção de suas vidas, tendo como alvo – Jesus.
-
Peçam para que os alunos leiam suas respostas. Aquelas respostas com atitudes
inadequadas devem ser jogadas na lixeira, as demais devem ser enfatizadas para
uma vida com atitudes dignas de arrependimento.
-
Agora leiam I Pe 1.15: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós
também santos em toda a vossa maneira de viver”.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário