Pré-adolescentes
– Currículo do Ano 2: O Maravilhoso Plano da Salvação
Lição
08: Já estou justificado
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o
estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Já estou justificado.
- Iniciem o estudo do tema,
utilizando a dinâmica “A Sentença do
Juiz”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando
o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais
significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
A sentença do Juiz
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a justificação.
Material:
Papéis com o nome RÉU para
cada aluno de um lado do papel; do outro lado do mesmo papel deve estar escrito
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”(Romanos 3:23).
Papel com o nome ACUSADOR
Papel com o nome ADVOGADO DE
DEFESA
Papel com o nome JUIZ
Papel com a seguinte
afirmação “Eu declaro o homem inocente, pois foi justificado por Jesus”.
Procedimento:
- Escolher 04 alunos para
representar o RÉU, ACUSADOR, ADVOGADO DE DEFESA e JUIZ.
- Os demais alunos recebem
um papel com o nome RÉU, atrás deve está escrito o versículo, conforme
descrição no item material.
- Aparece o aluno que
representa o acusador, acusando o homem do seu pecado.
- Em seguida, vem o aluno
representando Jesus como advogado, defendendo o réu(o homem) e fala que morreu
no lugar dele para que tivesse perdão de seus pecados.
- Por fim aparece o aluno
que representa Deus e ler a sentença dele como juiz, declaro o homem inocente, pois
foi justificado por Jesus.
- Em seguida, iniciem o
estudo sobre a justificação.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário