Lição
04: Eu devo ser Assim?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Eu devo ser assim?
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Campo de batalha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Campo de
batalha
Objetivos:
Refletir sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.
Promover mudança de comportamento.
Material:
01 quadro ou cartolina
Palavras digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as
16 obras da carne)
01 lixeira
01 figura de uma casa e de uma pessoa
01 rolo de fita adesiva
1/4 da folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- Leiam Gl 5. 17.
- Falem: De acordo com o texto lido,
observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.
- Apresentem as 16 obras da carne e as
09 partes do fruto do Espírito.
As palavras devem estar digitadas e
separadas umas das outras.
Organizem as palavras em lados
contrários, simbolizando oposição.
- Falem: Para o cristão, isto é, para
aquele que deseja obedecer e frutificar, há uma solução neste campo de
batalha. Leiam Gl 5.16 “Andai em
Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
- Falem: Aquele que anda em Espírito,
rejeita as obras da carne.
- Então, apresentem uma lixeira e
peçam para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na
lixeira.
- Falem: Observem o que permaneceu,
apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar
diariamente.
- Distribuam ¼ da folha de papel
ofício para cada aluno.
- Coloquem em lugar visível as figuras
da uma casa e de uma pessoa. A casa vai representar a família e a figura de uma
pessoa o aspecto pessoal.
- Peçam para que os alunos escrevam
ações que precisam ser retiradas ou melhoradas tanto a nível pessoal e
familiar.
- Solicitem para que os alunos
coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas apontadas por
eles; as ações positivas, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade
requeridas para os salvos, devem ser colocadas no quadro.
- Agora leiam Jo 15.1 a 6 e I Pe 1.15.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário