Lição
04: Conservando uma vida frutífera
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Conservando
uma vida frutífera.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Vida
Frutífera”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vida Frutífera
Objetivo:
Refletir
sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.
Alertar
sobre a apostasia e a infidelidade a Deus.
Material:
½
folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
-
Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com
raízes a mostra( do lado direito).
-
Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao
lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou em quem está alicerçado.
Está
firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou
qualquer vento mais forte quer derrubá-la? É bom ter cuidado com a apostasia e
com os falsos mestres.
No
solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão
plantadas. Também como este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual
frutifique.
Na
copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido
na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua
vida?
-
Para concluir, falem: Temos plantando boas sementes em solos bem preparados,
receptivos a Palavra de Deus? Não façamos como o povo de Israel, com o solo do
coração endurecido, rejeitou Deus, com apostasia, infidelidade a Deus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário