Lição
04: Ética Cristã e Aborto
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã e Aborto.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
A Vida por um fio
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o aborto.
Material:
01 tesoura
01 novela de linha ou cordão
Procedimento:
- Organizem a turma em
círculo. O condutor da dinâmica deve ficar dentro do círculo.
- Depois, apresentem as
seguintes orientações:
Com este novelo de linha ou
cordão não vamos forma uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão
enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.
O primeiro aluno enrola o
cordão no dedo indicador da mão esquerda.
Depois, ele passa o novelo
de cordão para o colega da direita, que enrolará o cordão no dedo indicador da
mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu e continua com o mesmo
procedimento, até que todos estejam com 02 dedos enrolados com o cordão.
Deve haver um espaço de
cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
- Depois, falem: Este cordão
representa o fio da vida.
- Com uma tesoura na mão, o
condutor da dinâmica deve cortar o fio da vida de alguns alunos. Para tanto,
corte o cordão entre as duas mãos do aluno.
- Falem: Aqui,
simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, uma mulher
grávida decide por cortar o fio da vida de um ser indefeso e inocente,
provocando um aborto, exterminando uma vida, que somente Deus pode tirá-la.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário