Lição
02: Ética Cristã e Ideologia de Gênero
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã e Ideologia
de Gênero.
-
Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Macho e Fêmea”.
- Depois, perguntem: O que é
Ideologia de Gênero?
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem outras informações.
- Se desejar e tiver
condições de espaço físico para exibir um pequeno filme sobre o que é Ideologia
de Gênero, escolha um no YouTube, assista-o por completo, se achar adequado,
apresente para seus alunos.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Macho e Fêmea
Objetivo:
Estudar sobre o modelo bíblico da diferenças de sexos e de união entre o homem
e a mulher.
Material:
Não Precisa
Procedimento:
-
Leiam Gênesis 1:27,28:
“E
criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos...”
No
momento da leitura, enfatizem as palavras “homem” e “mulher”.
-
Depois, falem: Homem e mulher se referem a Adão e Eva e as palavras “frutificai”
e “multiplicai” indicam nascimento de filhos, que só podem ser gerados através
da união sexual entre um homem e uma mulher.
-
Em seguida, peçam para os alunos dizerem seu nome e dos seus pais. Por exemplo:
Sou
Sulamita filha de João e Maria da Glória.
-
Falem: Escutamos agora uma relação de nomes de pais e mães e de seus(suas)
filhos(as). Este é o modelo bíblico da diferenças de sexos e de união entre o
homem e a mulher. Entretanto, há uma ideia sendo propagada na mídia e sendo
posta em prática já por algumas pessoas, que contradizem o que preceitua a
palavra de Deus. Nesta lição, vamos estudar sobre a ideologia de gênero.
-
Então, comecem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Como utilizar filmes nas aulas da EBD
Luz, Câmera e Ação!
O uso das tecnologias em sala de aula, como suporte
pedagógico, vem sendo inserido há algum tempo no meio educacional, pois é
considerado um elemento coadjuvante do processo de ensino e aprendizagem. O filme
é uma dessas tecnologias, que agregam valor ao que está sendo estudado, pois
atrai a atenção, desperta o interesse, aumenta a retenção, vários sentidos
estão sendo utilizados, como a audição e visão.
Para sua utilização de forma satisfatória é importante
observar alguns pontos relevantes:
Local
apropriado: O ideal é uma
sala ou outro ambiente fechado para exibição do filme, para que haja maior
concentração dos alunos e não ocorram interferências de som. Observe se há
problemas com a luminosidade, pois a claridade excessiva pode dificultar a
visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento
disponível: É importante o
agendamento prévio do equipamento, em caso de uso coletivo. Se for utilizar TV,
observe se o tamanho da tela é adequado para que todos vejam. Fique atento
também para a altura do som, confirmem se todos estão escutando.
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos:
É recomendável que alguém que saiba como organizar esta parte esteja disponível
para tal fim, para que não haja maiores imprevistos na instalação e/ou colocar
equipamento para funcionar.
Tempo de
instalação dos equipamentos:
Os equipamentos devem ser instalados e testados antes do horário da aula, para
que não ocorra perda do tempo da aula ou execução do plano B.
Plano B: Tenha sempre um plano B quando for utilizar um
equipamento eletrônico, pois pode ocorrer falta de energia, o equipamento pode
dar problema ou até mesmo esquecimento do filme em casa etc. No plano B, você
deve pensar como continuar a aula sem a exibição do filme. Dessa forma, você
não improvisará, nem ficará sem saber o que fazer.
Escolher
filmes adequados: A escolha
adequada do filme é um dos fatores importantes para que ocorra uma aula deste
tipo com sucesso, para tanto, observe: relação com o tema a ser estudado, filme
compatível com a idade da turma, linguagem utilizada. Se o filme apresentar
algumas ideias contrárias a Palavra de Deus, aproveite para analisar com os
alunos como refutar tal ideia a luz da Bíblia.
Fazer uma
explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem: Uma breve explicação sobre o
filme situa o aluno no contexto da aula e do enredo. É interessante pedir aos
alunos para anotar alguns pontos, durante a exibição, para discussão posterior,
e dessa forma os alunos ficam mais concentrados no filme.
Filmes longos
são inadequados: Para o uso nas
aulas da EBD, tendo em vista ter apenas 1 hora de duração em média, é bom
escolher filmes de curta duração ou em caso de filmes longos, escolher algumas
partes mais interessantes para exibi-las, que sejam mais significativos para
ilustrar o tema.
Assistir ao
filme antes de exibi-lo para os alunos:
O professor precisa ter uma visão geral sobre o filme, mesmo que tenha sido
recomendado por outro colega, observando a inadequação de imagens, linguagem e
coerência com o tema, para determinados tipos de classes.
Utilizar o
filme com objetivo pedagógico:
O filme não deve ser usado para preencher o tempo ou porque professor não se
preparou para a aula. Pelo contrário, a utilização do filme requer cuidado no
planejamento, pois é necessário que haja discussão e reflexão sobre o que foi
exibido com relação ao tema da aula.
Há várias possibilidades para
utilizar filmes nas aulas da Escola Bíblica Dominical:
- Exibir o filme para iniciar um estudo, um debate
ou ilustrar um tema.
- Pode ser usado de uma só vez, caso a minutagem do
filme seja adequada ao tempo de aula. Em caso de filmes longos, escolher
algumas partes mais interessantes para exibi-las.
- Exibir o filme por partes, com paradas para
discussão, promovendo a participação do aluno.
- Repetir a exibição de trechos do filme para
enfatizar pontos mais relevantes.
Como a exibição de um filme requer o uso da visão e
da audição, há uma recomendação a ser observada quanto à presença de alunos com
necessidades especiais, no caso dos deficientes auditivos(surdos) e dos
deficientes visuais(cegos), para que eles sejam incluídos no processo da aula.
- Com alunos surdos na sala, o ideal é escolher
filmes legendados, se ele for alfabetizado na segunda língua(Português). Se for
alfabetizado em Libras(primeira língua), é interessante a presença de um
intérprete. Mesmo que o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no
filme é quase impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e
de forma pausada.
- Com a presença de alunos cegos ou de baixa visão,
fazer um resumo oral ou em Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens
mais importantes de forma que ele entenda.
A utilização do filme nas aulas da Escola Bíblica Dominical
pode ser considerada como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino
e aprendizagem. É uma das formas de transformar uma aula puramente unilateral,
onde somente o professor fala e os alunos escutam, em um momento interativo,
prazeroso e reflexivo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário