Lição 03: O
Crente e os Movimentos Sociais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: O Crente e os Movimentos Sociais.
- Em seguida, apliquem a
dinâmica “Contrastes”.
- Organizem os alunos em
círculo. Nesta Roda de Conversa, falem e reflitam sobre as reivindicações
sociais realizadas ultimamente no Brasil, a forma como têm sido feitas e os
resultados efetivos delas.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Contrastes
Objetivo:
Refletir sobre as injustiças sociais e o papel do cidadão na sociedade de
contrastes.
Material:
02 cartolinas
Figuras e/ou reportagens que retratem justiça e injustiça
social
02 tesouras
02 tubos de cola
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Fixem as duas cartolinas no quadro ou na parede, já com
a identificação: Justiça Social em uma e Injustiça Social na outra.
- Solicitem para os alunos observarem as figuras e
reportagens e colem cada uma na cartolina que faz referência ao título. Com
certeza, haverá mais figuras e reportagens alusivas a injustiça social, infelizmente.
Mas, esta é a sociedade que temos.
- Peçam aos alunos que observem os contrastes entre os
dois cartazes.
- Então, perguntem:
Quais atos políticos vocês podem citar para que haja
justiça social nestes exemplos estampados nos cartazes?
Qual tipo de sociedade queremos?
- Para encerrar, aproveitem a oportunidade e falem para
os alunos sobre as escolhas dos candidatos no processo eletivo e possibilidades
de reivindicação por justiça social.
“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por
que serão fartos” Mateus 5.6
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário