Lição 06: O Dom de Operar Maravilhas
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O dom de operar maravilhas.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Dom de Operação de Maravilhas”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dom de Operação de Maravilhas
Objetivos:
Compreender
a razão do dom de maravilhas, como ato sobrenatural de Deus.
Refletir
sobre o dom de maravilhas para o atendimento das necessidades humanas e para a
glória de Deus.
Entender
que o homem é um canal de Deus para operar maravilhas e não para autopromoção
de glória e poder humanos.
Material:
Palavra
digitada: Milagres
Expressão
digitada: Operação de Maravilhas
Nomes
de milagres com referência digitados(ver no procedimento)
Placa
com o nome CUIDADO!
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem no centro do círculo a palavra “milagres” e a expressão “operação de
maravilhas”.
-
Conversem com os alunos sobre o que seria “milagre” e “operação de maravilhas”.
-
Depois, falem: A Bíblia menciona muitos milagres. No Antigo Testamento há
registro deles, vejamos alguns.
-
Nesse momento, entreguem para os alunos os papéis contendo o registro de vários
milagres.
-
Peçam para que leiam para a turma:
O
mar vermelho se abriu para o povo de Israel passar(Ex 14.21)
Machado
flutuou(II Rs 6.6)
Maná
do céu para alimentar o povo de Israel(Ex 16.15)
Transformação
de água amarga em doce(Ex 15.25)
-
Falem: No Novo Testamento também há muitos milagres.
-
Nesse momento, entreguem para os alunos os papéis contendo o registro de vários
milagres.
-
Peçam para que leiam para a turma:
Jesus
ressuscitou mortos(Jo 11.41 a 44)
Pedro
andou sobre as águas(Mt 14.29)
Jesus
alimentou com 07 pães e alguns peixes, uma multidão de 4 mil homens, fora
mulheres e crianças(Mt 15. 34, 37 e 38)
Transformou
água em vinho(Jo 2.7 a 11)
As
portas das prisões eram abertas milagrosamente(At 16.25 e 26)
-
Falem: Jesus na grande comissão falou que estes sinais seguiriam os que
crerem(Mc 16.17). A igreja precisa crer que os sinais são também para os dias
de hoje.
-
Para continuar acontecendo esses milagres Deus deu a alguns o dom de operação
de maravilhas.
“Mas
a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”(I Coríntios
12:7).
“E
a outro a operação de maravilhas...”(I Co 12.10).
-
Agora, apresentem uma placa com o nome CUIDADO! Depois, falem sobre:
A
razão do dom de maravilhas, como ato sobrenatural de Deus.
O
dom de maravilhas para o atendimento das necessidades humanas e para a glória
de Deus.
O
homem é um canal de Deus para operar maravilhas e não para autopromoção de
glória e poder humanos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário