Lição
05: Ética Cristã, Pena de Morte e
Eutanásia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã, Pena de
Morte e Eutanásia.
-
Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Eutanásia”.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Neste momento de exposição do conteúdo, vocês podem utilizar o Método do Debate. O tema é propício para esta metodologia. Leiam o texto pedagógico "Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD" (postado abaixo).
Neste momento de exposição do conteúdo, vocês podem utilizar o Método do Debate. O tema é propício para esta metodologia. Leiam o texto pedagógico "Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD" (postado abaixo).
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Eutanásia
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre Eutanásia.
Material:
01
pequeno texto para cada aluno(vejam no procedimento)
01
celular ou outro objeto com pilha
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno a seguinte situação por escrito:
A
bateria do seu celular está descarregada. Então, quando você coloca o celular
para carregar, falta energia. E agora? O que eu vou fazer sem celular, sem
internet? Ligar a TV não pode, pega o notebook da irmã, que a bateria não
funciona mais, mas havia a possibilidade de ligar direto na tomada. Mas, sem
energia? Você está sem conexão virtual com o mundo, com as pessoas. Você decide
sair de casa e pede para alguém da casa levá-lo para o shopping, mas o controle
do portão não funciona. E agora, como
você se sente diante desta situação?
-
Orientem para que eles leiam e reflitam sobre esta situação.
-
Observem atentamente qual a reação deles e o que eles vão falar sobre isto.
Certamente
vão falar que se sentem muito incomodados diante de todos estes problemas
devido a falta de energia, principalmente pelo fato de não terem acesso a
internet, a conexão com o mundo, com as pessoas.
-
Depois, falem: Algo que não era de seu domínio, a falta de energia, pode causar
vários transtornos para você, impossibilitando o contato com as pessoas e até
dificuldade para sair de casa.
E
quando alguém decide por cortar a “energia” de alguém, isto é, o fio da vida,
consentindo com a Eutanásia, desconectando-o do mundo e do convívio com seus
familiares?
-
Em seguida, façam a seguinte demonstração:
Apresentem
um celular ligado ou outro objeto que tenha pilha, depois vocês retiram a
bateria do celular ou as pilhas do outro objeto.
Falem:
É como este objeto que sem a força da energia contida na bateria não funciona,
assim é vida de pessoas que estão doentes e que podem ter a vida interrompida
intencionalmente.
Aqui
foi demonstrado de forma simples o que pode causar a falta de bateria de um
objeto e quando isto se relaciona com a vida de uma pessoa?
O
doente tem sua “energia cortada, interrompida” pela decisão de alguém, que
consente na morte provocada, desligando os aparelhos e por consequência do
mundo e das pessoas.
-
Perguntem: Isto é justo?
Aguardem
o posicionamento dos alunos.
-
Em seguida, iniciem o estudo sobre o tema, que certamente devem ser abordados
os diferentes posicionamentos sobre a Eutanásia, enfatizando os princípios bíblicos
que envolvem o assunto.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Em
discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
O Método do Debate ou Discussão em
grupo, no aspecto pedagógico, consiste em lançar uma pergunta ou uma proposição
polêmica ou instigadora para que os alunos se posicionem contra ou a favor.
A utilização do debate requer a
formulação de um questionamento bem elaborado pelo professor, que provoque nos
alunos a participação, fazendo com que eles exponham suas ideias, seus
posicionamentos.
Pode ser usado na introdução de uma
aula, para dar início ao estudo de um tema, com o objetivo de analisar vários
pontos de vista sobre a situação proposta, partindo das ideias diferentes do
grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada entre os participantes.
No momento das falas dos alunos, é
interessante uma observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo
debatido, como também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer
alguns excessos verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte
de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se
colocar diante de uma fala contrária a sua.
Então, é recomendável fazer um
alerta para os alunos, antes do início do debate, para que haja respeito ao
outro que tem um posicionamento oposto ao seu, lembrando-lhes que o debate não
é uma briga, nem um ringue de competição de conhecimento nem de pontos de vista
contrários, mas, sobretudo, um momento de estudo sobre um tema, partindo
inicialmente das ideias dos alunos. Lembre-lhes da mansidão e temor apontados
no versículo de I Pe 3.15: “... estai preparados para responder com mansidão e
temor...”.
É comum num debate que alguns
alunos se sobressaiam mais que outros, por ter conhecimento sobre o tema, por
ter mais facilidade para expor suas ideias. Então, é importante que o professor
estimule os demais alunos a se posicionarem, não deixando que fiquem apenas
assistindo, para que não haja um debate entre 02 ou 03 alunos, monopolizando a
discussão.
Existe outra forma de debate
conhecida como Discussão em Painel, que consiste em 02 pessoas diante de um
grupo se posicionarem, um contra e outro a favor, sobre um tema, enquanto os
demais apenas assistem. Depois do debate, poderá ou não haver a discussão com o
grupo maior, com intervenção de um líder ou professor. Os debatedores neste
caso devem ser comunicados a tempo de se prepararem com antecedência, como
também o mediador da discussão deve estar qualificado e ser conhecedor dos
pontos de vista diferentes sobre o tema.
Numa aula de EBD, após o debate, o
professor deve expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em
discussão. Dessa forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de
forma equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos
alunos.
Alguns cuidados devem ser
observados: nem toda lição pode ser utilizado o debate, pois é requerido um
assunto no qual haja polêmica. Quando houver um tema que provoque a discussão,
elabore uma proposição ou uma pergunta que facilite o entendimento e estimule o
debate. Não confunda o método do Debate com o de Perguntas e Respostas.
O Método do Debate pode ser
agregado à aula expositiva, possibilitando a participação do aluno de forma
efetiva. Então, que tal utilizá-lo? Para isto, observe as orientações expostas.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário