Lição
03: O fruto de um trabalho zeloso
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O
fruto de um trabalho zeloso.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Tesouro Escondido”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivo:
Apontar
para a relevância da Palavra de Deus quanto a formação do caráter cristão.
Incentivar
a observância da Palavra de Deus.
Material:
01
Bíblia pequena
01
caixa em forma de coração.
Observação:
A Bíblia deve caber dentro da caixa.
Procedimento:
Antes da
aula:
-
Coloquem a Bíblia dentro da caixa. Realizem esta ação ainda em casa, para que
os alunos não vejam o conteúdo.
Durante a aula:
-
Falem: Dentro da caixa há um objeto. Passem
a caixa para cada aluno, para que descubram o que há dentro; orientem que podem
balançar a caixa, mas não podem abri-la.
-
Se alguém descobrir o conteúdo, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo
119:11: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
-
Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item
anterior.
-
Para concluir, falem sobre a importância da leitura e o ensino bíblico para a
formação do caráter cristão e também da obediência a Palavra de Deus.
Depois,
leiam: Hb 4.12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do
que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito,
e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do
coração”(Hebreus 4:12).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário