Lição
05: Como Conviver com o Diferente?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Como
conviver com o diferente?
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência em Revisão!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Convivência em Revisão!
Objetivo:
Analisar nossas ações no âmbito
familiar.
Material:
01 caixa, 01 tesoura, 01 prego, 01
lixa, 01 chave, 01 cotonete.
Procedimento:
- Fale que dentro da caixa há vários
objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa
iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que
servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir,
retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os
excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes
objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar
seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve
permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas
mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso,
deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações
benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos
impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um breve
comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros
familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário