Lição
11: A Mídia Virtual e a Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A Mídia virtual e a família.
- Depois, entreguem para
cada aluno ¼ de folha de papel ofício e peçam para que escrevam quanto tempo
eles passam na internet. Em seguida, recolham e escrevam no quadro em ordem
crescente a quantidade de horas que eles ficam on-line.
- Reflitam em seguida, sobre
o tempo para os estudos, para o lazer, conversas com a família e outras
atividades. Certamente, este tempo é inferior ao destinado a internet.
- Reflitam sobre os cuidados
que eles devem ter quanto às conversas, ao que acessam e sobre o que comentam
ou publicam.
- Leiam com os alunos os
seguintes versículos:
“Não vos enganeis: as más
conversações corrompem os bons costumes”( I Co 15.33).
“Bem-aventurado o homem que
não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do
Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”(Sl 1. 1 e 2).
- Aproveitem a oportunidade
para combinar com eles, sobre a criação de um blog para a turma, a escolha do
nome e do template, quem será o
responsável para manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
- Aproveitem o ensejo desta
lição e comecem a usar as redes sociais colocando mensagens para seus alunos
sobre a lição ou outras de sua preferência.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Nem Tudo que Reluz é Ouro
Objetivo:
Refletir sobre o valor dado pelos adolescentes a internet.
Material:
A expressão digitada “Nem
Tudo que Reluz é Ouro”
01 figura de uma barra de
ouro para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: O tempo destinado
por muitos de vocês navegando na Internet é muito grande em relação ao tempo
para outras atividades, que ficam em segundo plano ou mesmo nenhum tempo sobra
para os estudos, leitura bíblica, ajudar nas tarefas de casa, reuniões
familiares etc.
- Falem, ainda: Mas, na
verdade vocês precisam pensar o que na verdade é importante. Se vocês tem
destinado um tempo demasiado para a internet, com certeza seus pensamentos e
ações estão sendo bombardeados por uma sorte de ideias e conversas que podem ou
não ser de grande valor.
- Coloquem no quadro a
expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
- O que está expressão pode
significar para esta situação que estamos refletindo?
Esta expressão significa que
“a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que vocês podem dizer?
Aguardem as respostas.
- Falem o ouro é um material
precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham cuidado com o tempo e qualidade
daquilo que vocês estão dando tanto valor.
- Distribuam para cada aluno
uma figura de uma barra de ouro e solicitem que escrevam nela ações que
promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu tempo para todas as coisas,
valorizando os momentos em família.
- Leiam Ap 3.18:
“Aconselho-te que de mim
compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para
que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos
com colírio, para que vejas”.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Paz do Senhor amada!!
Deus te recompense por esse abençoado trabalho.
Tem nos ajudado muito... 😘
Aline Carvalho, muito obrigada pela visita ao blog. Que bom saber que este blog tem lhe ajudado e a outros também. Volte sempre!
Postar um comentário