Lição 01:
Por que estudar História?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo
que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Por
que estudar História?
- Depois, utilizem a dinâmica “História
de Vida”
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
História de Vida
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a
história da igreja, através da contextualização da história de vida do aluno.
Material:
01 caixa de sapato coberta com papel
madeira ou outro tipo de papel liso
½ folha de papel ofício para cada aluno
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem para os alunos a metade de uma
folha de papel ofício.
- Peçam para que escrevam o nome deles e
pelo menos 05 coisas que já aconteceram com eles.
- Quando eles terminarem, apresentem uma
caixa de sapato com tampa.
- Peçam para que eles falem o que
escreveram.
- Depois, solicitem que os alunos coloquem
os papéis dentro da caixa.
- Falem: O que vocês falaram se referem as
coisas que já aconteceram com vocês, isto é, os acontecimentos ocorridos fazem
parte da história passada de vocês, por isso os papéis foram colocados dentro
da caixa, representando o que já passou.
Vocês estão vivendo hoje os acontecimentos
da história de vida de vocês no tempo presente. A tampa da caixa representa o
tempo presente. O que vocês estão fazendo no tempo presente que podemos
escrever na tampa da caixa?
Aguardem as respostas dos alunos e escrevam
na tampa da caixa.
- Depois, falem da importância da história
de vida de cada aluno, o que já aconteceu e o que está acontecendo.
- Em seguida, enfatizem a importância de
estudar a história da igreja.
- Falem: Que tal começarmos a falar sobre
isto?
Então, comecem a explanação da lição.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Professores do Discipulado vejam a sugestão para a próxima lição neste blog. Desçam a página até o final que vocês encontrarão. Façam bom proveito!
Postar um comentário