Lição
12: Outros Tipos de Famílias
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Outros tipos de família.
- Para introduzir o estudo
do tema, utilizem a dinâmica “Minha
Família”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Minha Família
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os tipos de família.
Material:
01 folha de papel ofício e
01 caneta para cada aluno
01 quadro ou cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno
uma folha de papel ofício e uma caneta.
- Peçam para que eles
desenhem e escrevam os nomes dos membros de sua família(as pessoas com quem
eles moram).
Com certeza vão aparecer
vários tipos de famílias:
O aluno que mora com o pai e
mãe
O aluno que mora com o pai e
mãe e irmãos
O aluno que mora somente com
a mãe
O aluno que mora com a mãe e
irmãos
O aluno que mora com os avós
O aluno que mora com tia ou
tio
- Estipulem um tempo para
esta atividade.
- Em seguida, peçam para que
os alunos falem como está constituída sua família e depois fixem o que
produziram no quadro ou cartolina.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário