Lição 13: A
Igreja e o Movimento dos Desigrejados
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A Igreja e o Movimento dos desigrejados.
-
Escrevam o nome no quadro ou cartolina: desigrejados.
-
Depois, perguntem: O que vocês podem falar sobre esta palavra?
Aguardem
as respostas e depois acrescentem outras informações.
-
Em seguida, reforcem a importância do jovem está reunido numa igreja local,
para receber o ensino da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos e
comunhão com o Senhor.
-
Para enfatizar este assunto, leiam o texto “Sermão
Silencioso”.
-
Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Você
é importante”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão
Sermão Silencioso
Que importância tem a nossa comunhão com a Igreja
local? Deixe-me responder a esta pergunta com uma história.
Um pastor estava preocupado com a ausência de um
homem que normalmente vinha aos cultos. Depois de algumas semanas, ele decidiu
visitá-lo. Quando o pastor chegou à casa deste homem, ele o encontrou sozinho,
sentado diante de uma lareira. O pastor puxou uma cadeira e se sentou ao lado
do homem. Mas depois de sua saudação inicial, ele não disse mais nada.
Os ficaram sentados em silêncio por alguns minutos,
enquanto o pastor olhava para as chamas na lareira. Então pegou as pinças e tomou
cuidadosamente uma brasa acesa das chamas e a colocou de lado. Sentou-se de
volta na sua cadeira, ainda em silêncio. O seu anfitrião observou em reflexão
silenciosa como a brasa começou a tremular e se pagou. Pouco depois, estava
fria e sem vida.
O pastor olhou no seu relógio e disse que tinha que
ir embora, mas antes disso pegou a brasa fria e a colocou de volta no fogo.
Imediatamente, ela começou a luzir novamente com a luz e o calor do carvão
aceso ao seu redor.
Quando o pastor se levantou para sair, o homem
também se levantou e lhe deu um aperto de mão. Então, com um sorriso no seu
rosto, ele disse: “Obrigado pelo sermão, pastor. Eu vejo o senhor na Igreja, no
domingo”.
Autor:
David Roper
Dinâmica: Você é importante
Objetivos:
Refletir
sobre a valorização pessoal.
Enfatizar
a importância de estar frequentar uma igreja.
01
quebra-cabeça para cada grupo
Observação:
Adquiram quebra-cabeça com poucas peças. Vocês podem encontrar com preço
bastante baixo nas lojas de material importado.
Procedimento:
-
Dividam os alunos em grupos.
-
Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça faltando uma peça, mas não falem
isto para eles.
-
Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça. Observem o trabalho deles.
Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
-
Depois, questionem:
Está
peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas
as peças estão montadas e somente uma faz falta? Por quê?
-
Depois, falem: Faz de conta que as peças são vocês, todos são importantes para
o grupo. Vocês são importantes para suas famílias e para a igreja.
-
Então, entreguem a peça que falta para cada grupo e solicitem para que concluam
o preenchimento do quebra-cabeça.
-
Depois, trabalhem com os alunos sobre a valorização pessoal e a importância de
estar participando de uma igreja.
Por
Sulamita Macedo.
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