Lição
01: A Bíblia como regra de fé e prática
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A Bíblia como regra de fé e prática.
- Para introduzir o estudo
do tema, apliquem a dinâmica “Tesouro
Escondido”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Tesouro Escondido
Objetivo:
Incentivar a leitura bíblica e a observância da Palavra de Deus.
Material:
01 Bíblia pequena
01 caixa em forma de
coração.
Observação: A Bíblia deve
caber dentro da caixa.
Procedimento:
Antes da aula: Coloquem a
Bíblia dentro da caixa.
Durante a aula:
- Falem que dentro da caixa
há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para que descubram o que há
dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem abri-la.
- Se alguém descobrir, abram
a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua palavra no meu
coração, para eu não pecar contra ti”.
- Se não descobrirem o
conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.
- Reflitam sobre a expressão
do versículo lido “escondi a tua palavra”.
- Para concluir, falem sobre
a importância da leitura bíblica e da obediência a Palavra de Deus, além do seu
ensino.
Agora, vejamos o que a
Bíblia nos adverte(mostrem a Bíblia), esta é nossa regra de fé e prática:
Sl 1. 1 e 2 “Bem-aventurado
o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos
pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na
lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.
Sl 119. 9 e 11 “Como
purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra...
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
Cl 3. 16a “A palavra de
Cristo habite em vós abundantemente...”
Tg 1. 22 “Sede cumpridores
da palavra, e não somente ouvintes, enganando-nos com falsos discursos.”
- Para concluir falem: A
Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia confiável, pois através
da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus ensinamentos, elas
encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário