Lição
12: Ética Cristã e Política
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã e Política.
-
Iniciem o estudo do tema, apresentando a seguinte pergunta:
A
igreja pode se envolver com a política? Por quê?
Com
esta pergunta, vocês estão utilizando o método de ensino, conhecido como
Debate.
Aguardem
as respostas dos alunos. Certamente, haverá respostas a favor e contra. O debate
abre espaço para posicionamentos contrários.
Anotem
todas as respostas e justificativas. Elas darão um norte para reflexão sobre o
tema.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para enfatizar a importância do voto no sistema político brasileiro, utilizem a
dinâmica “Participação Política”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio Pedagógico
Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do
currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Participação Política
Objetivo:
Exercer
o direito ao voto, através da escolha dos secretários da classe ou decisão de
uma atividade para a turma.
Material:
01
caixa de papelão pequena(servirá de urna)
Papéis
pequenos para cada aluno
01
caneta
Procedimento:
–
Decidam para que a votação vai ser feita: escolha dos líderes ou secretários da
classe ou decisão de uma atividade para a turma.
–
Peçam para que alguns alunos se candidatem ou vocês apresentam as propostas
para votação para uma atividade a ser realizada com a turma.
–
Falem que o voto será direto e secreto.
–
Apresentem uma urna(uma caixa) e as cédulas de votação.
–
Orientem para que cada aluno separadamente se dirija a urna e faça sua escolha,
usando a cédula de votação, escrevendo o nome de um dos colegas ou votando na
atividade para a turma.
–
Depois, façam a contagem dos votos. O que tiver a maioria dos votos será o
líder e o vice-líder será aquele que recebeu a quantidade de votos mais
aproximada ao do líder. Ou a atividade que vai ser realizada com a turma.
–
Em seguida, apresentem os vencedores e demais serão os suplentes, ou a
atividade ganhadora.
–
Para concluir, falem: A votação aqui realizada é um ato de participação
política num contexto menor, mas que deve ser levado a sério tanto como numa
situação macro – atual conjuntura política brasileira.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Ética Cristã
Objetivo:
Concluir o estudo sobre ética
cristã em oposição as questões morais do nosso tempo.
Material:
01 esponja
01 filtro de papel
Procedimento:
- Falem: Estamos concluindo
o estudo sobre ética cristã que tem sido desafiada e confrontada pelos valores
mundanos atuais.
- Peçam para que os alunos
citem as ideias estudadas em cada lição.
Acrescentem algumas que
porventura os alunos tenham esquecido de falar.
- Apontando para os temas
estudados, falem: Somos bombardeados diariamente com uma enorme quantidade de
ideologias, mas podemos confrontá-las de acordo com a palavra de Deus.
- Apresentem para a turma a
esponja e falem:
Há pessoas que são como
esponjas, que absorvem tudo que ouvem do sistema mundano ou o que são
apresentados como argumentos para convencimento, como se fosse algo natural.
Mas, a Bíblia adverte:
“Ai
dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz
trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”(Isaías 5:20).
- Agora, apresentem um
filtro de papel e perguntem:
Para que serve um filtro de
papel?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Sabemos que
um filtro serve para reter aquilo que não se deseja que permaneça no que está
sendo coado. Isto nos remete as ideologias que estamos sendo propagadas e tidas
como verdades, mas que precisam ser analisadas e passar pelo filtro da ética
cristã, que está embasada na Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina:
“Examinai tudo. Retende o bem”(I Tessalonicenses 5:21).
- Para concluir, falem em
que cada tema estudado, as informações foram analisadas e só podemos absorver e
deixar passar pelo filtro aquilo que é bom e que está de acordo com a palavra
de Deus; as demais coisas devem ser rejeitadas. Que Deus nos dê sabedoria
diante da ética mundana, para que continuemos sendo “luz do mundo” e “sal da
terra”.
Por Sulamita Macedo.
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