Lição
01: O que é milagre
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O que é Milagre.
- Depois, utilizem a
dinâmica "Levanta-te e conta!"
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Levanta-te e conta!
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre milagre.
Não
é necessário
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Lancem a seguinte pergunta: O que é milagre?
Estimulem
os alunos para que falem sobre o que entendem sobre isto.
-
Depois, perguntem: Quais de vocês já receberam um milagre?
Orientem
para que os alunos relatem de forma objetiva qual era o problema e como foi o
milagre.
-
Agora, falem: Vamos pensar agora, para que serve o milagre.
Aguardem
as respostas dos alunos.
-
Para concluir, falem: É sobre este tema o assunto da lição. Vamos nos
aprofundar nele?
Por
Sulamita Macedo.
1 comentários:
Professores do Discipulado vejam a sugestão para a próxima lição neste blog. Desçam a página até o final que vocês encontrarão. Façam bom proveito!
Postar um comentário