Lição
13: Ética Cristã e Redes Sociais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã e Redes
Sociais.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Nem Tudo que Reluz é Ouro” ou “Tô ligado!”
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Nem Tudo que Reluz é Ouro” ou “Tô ligado!”
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
Nem Tudo que Reluz é Ouro
Objetivo:
Refletir sobre a utilização da internet, redes socais.
A expressão digitada “Nem
Tudo que Reluz é Ouro”
01 figura de uma barra de
ouro para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Vocês precisam
pensar o que na verdade é importante quanto a utilização da internet. Se vocês
tem destinado um tempo demasiado para a internet com coisas que não são boas ou
simplesmente ficam navegando sem perceber o passar do tempo, com certeza seus
pensamentos e ações estão sendo bombardeados por uma sorte de ideias e
conversas que podem ou não ser de grande valor.
- Coloquem no quadro a
expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
- O que está expressão pode
significar para esta situação que estamos refletindo?
Esta expressão significa que
“a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que vocês podem dizer?
Aguardem as respostas.
- Falem o ouro é um material
precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham cuidado com o tempo e qualidade
daquilo que vocês estão dando tanto valor.
- Distribuam para cada aluno
uma figura de uma barra de ouro e solicitem que escrevam nela ações que
promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu tempo para todas as coisas,
valorizando os momentos em família.
Não há problema em acessar a
internet, as redes sociais, desde que haja sabedoria e cuidado com o que está vendo
e tomando seu tempo. A Bíblia adverte: “Não porei coisa má diante dos meus
olhos...”(Salmo 101.3).
- Leiam Ap 3.18:
“Aconselho-te que de mim
compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para
que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos
com colírio, para que vejas”.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Tô Ligado!
Objetivo:
Refletir sobre a importância do controle pessoal com relação a exposição a
mídia.
01 globo terrestre ou uma
bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita gomada com pouca
adesividade(se for usar o globo)
Fita adesiva(se for usar uma
bola)
Nomes digitados: MSN,
twitter, whatsapp, blog, facebook, sites, jogos, televisão, revistas, jornais.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Organizem as cadeiras em
círculo.
- Coloquem o globo ou a bola
no centro do círculo.
- Cortem 10 pedaços de
barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.
- Dobrem o papel com os
nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.
- Preguem cada papel dobrado
com as palavras “MSN, twitter, whatsapp, blog, facebook, sites, jogos,
televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um
barbante.
- Depois, preguem o outro
lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade
para não danificar o globo)
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
- Depois que os alunos
estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
- Perguntem: Olhando para
este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?
Aguardem as respostas.
- Depois falem que o tema da
aula será sobre o cuidado sobre A aula de hoje será sobre a importância do
controle pessoal com relação a exposição a mídia através de diversos meios de
comunicação, enfatizando o virtual.
- Então peçam para que os 10
alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).
- Perguntem: Por que estas
palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem as respostas.
Certamente elas vão girar em torno da comunicação entre as pessoas.
- Perguntem:
Através de quais destes
meios vocês mantêm comunicação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, aproveitando
as respostas, falem sobre:
O tempo que eles se mantêm
conectados.
O tipo de conversa.
Com quem se comunicam.
Influências positivas e
negativas.
Não se esqueçam de alertar
da importância de estar ligado com o mundo de forma consciente, não se deixando
levar por influências com valores não cristãos.
- Para concluir, leiam:
I Co 15.33 “Não vos
enganeis: as más conversações corrompem dos bons costumes”.
Cl 2.8a “Tende cuidado, para
que ninguém vos faça presa sua...”
Dinâmica:
Ética Cristã
Objetivo:
Concluir o estudo sobre
ética cristã em oposição as questões morais do nosso tempo.
Material:
01 esponja
01 filtro de papel
Procedimento:
- Falem: Estamos concluindo
o estudo sobre ética cristã que tem sido desafiada e confrontada pelos valores
mundanos atuais.
- Peçam para que os alunos
citem as ideias estudadas em cada lição.
Acrescentem algumas que
porventura os alunos tenham esquecido de falar.
- Apontando para os temas
estudados, falem: Somos bombardeados diariamente com uma enorme quantidade de
ideologias, mas podemos confrontá-las de acordo com a palavra de Deus.
- Apresentem para a turma a
esponja e falem:
Há pessoas que são como
esponjas, que absorvem tudo que ouvem do sistema mundano ou o que são apresentados
como argumentos para convencimento, como se fosse algo natural.
Mas, a Bíblia adverte:
“Ai
dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz
trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”(Isaías 5:20).
- Agora, apresentem um
filtro de papel e perguntem:
Para que serve um filtro de
papel?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Sabemos que
um filtro serve para reter aquilo que não se deseja que permaneça no que está
sendo coado. Isto nos remete as ideologias que estamos sendo propagadas e tidas
como verdades, mas que precisam ser analisadas e passar pelo filtro da ética
cristã, que está embasada na Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina:
“Examinai tudo. Retende o bem”(I Tessalonicenses 5:21).
- Para concluir, falem em
que cada tema estudado, as informações foram analisadas e só podemos absorver e
deixar passar pelo filtro aquilo que é bom e que está de acordo com a palavra
de Deus; as demais coisas devem ser rejeitadas. Que Deus nos dê sabedoria
diante da ética mundana, para que continuemos sendo “luz do mundo” e “sal da
terra”.
Por Sulamita Macedo.
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