Lição
11: Ética Cristã, Vícios e Jogos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã, Vícios e
Jogos.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
A Teia
Objetivo: Refletir sobre as artimanhas e ciladas do
inimigo, para destruir a nossa vida espiritual, familiar e social, através dos
vícios e jogos.
Material: um
novelo de lã ou cordão
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Entreguem o novelo de lã
ou cordão para um aluno, solicitem que pegue a ponta do cordão, enlore no dedo
e jogue para qualquer pessoa do círculo que está a sua frente. O que pegou o
novelo, segura o cordão e joga para outro colega até o último aluno.
- Ao terminar, você verão
uma formação de uma teia.
- Então, perguntem: Para que
serve uma teia de aranha?
Espera-se que os alunos
falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e
depois devorá-los.
- Perguntem: O que isto pode
representar para nossa vida cristã? Cair na teia e ser devorado pelos vícios e
jogos?
Aguardem as respostas.
- Depois solicitem que os
alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente haverá
dificuldade.
- O que isto pode
representar?
Ficar embaraçado com as
coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, e quem já se encontra viciado,
isto é, preso na teia, tem dificuldade de sair. Por isso, devemos ter cuidado, Deus
pode nos dar força para resistir as ciladas do inimigo, como os vícios e os
jogos.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Ética Cristã
Objetivo:
Concluir o estudo sobre
ética cristã em oposição as questões morais do nosso tempo.
Material:
01 esponja
01 filtro de papel
Procedimento:
- Falem: Estamos concluindo
o estudo sobre ética cristã que tem sido desafiada e confrontada pelos valores
mundanos atuais.
- Peçam para que os alunos
citem as ideias estudadas em cada lição.
Acrescentem algumas que
porventura os alunos tenham esquecido de falar.
- Apontando para os temas
estudados, falem: Somos bombardeados diariamente com uma enorme quantidade de
ideologias, mas podemos confrontá-las de acordo com a palavra de Deus.
- Apresentem para a turma a
esponja e falem:
Há pessoas que são como
esponjas, que absorvem tudo que ouvem do sistema mundano ou o que são
apresentados como argumentos para convencimento, como se fosse algo natural.
Mas, a Bíblia adverte:
“Ai
dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz
trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”(Isaías 5:20).
- Agora, apresentem um
filtro de papel e perguntem:
Para que serve um filtro de
papel?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Sabemos que
um filtro serve para reter aquilo que não se deseja que permaneça no que está
sendo coado. Isto nos remete as ideologias que estamos sendo propagadas e tidas
como verdades, mas que precisam ser analisadas e passar pelo filtro da ética
cristã, que está embasada na Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina: “Examinai
tudo. Retende o bem”(I Tessalonicenses 5:21).
- Para concluir, falem em
que cada tema estudado, as informações foram analisadas e só podemos absorver e
deixar passar pelo filtro aquilo que é bom e que está de acordo com a palavra
de Deus; as demais coisas devem ser rejeitadas. Que Deus nos dê sabedoria
diante da ética mundana, para que continuemos sendo “luz do mundo” e “sal da
terra”.
Por Sulamita Macedo.
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