Lição
02: A Beleza e a Glória do Culto Levítico
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Beleza e a Glória do Culto Levítico.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Primeiro
as primeiras coisas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Primeiro as primeiras coisas
Objetivos:
Ilustrar a importância das
prioridades na liturgia do culto.
Refletir sobre as
prioridades nas nossas vidas.
Material:
02 vasos transparentes de
tamanho pequeno ou médio.
Aproximadamente ½ kg de
arroz cru
04 bombons tipo serenata de
amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Importante! Façam esta
dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons
que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
- Perguntem: Quais as partes
principais do culto? Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro
de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber
dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Falem: Este vaso
representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais
do culto.
- Apresentem o arroz e
perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso
que tem os bombons dentro). Aguardem as respostas.
- Agora, coloquem, com
cuidado, o arroz até a borda. Agora falem: esta parte de arroz representa as
outras partes do culto, além daquelas já apontadas como prioridades. Leiam: I
Co 14.40.
- Depois, faça o processo
inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as
mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu? Por que os bombons não cabem
totalmente no vaso?
Falem: O arroz colocado em
primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente
os cânticos), ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem
espaço.
- Concluam falando sobre a
importância do que é prioritário na liturgia do culto.
- Reflitam, ainda, com os
alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas. O que temos como
prioridade?
Leiam Mt 6.33: “Mas buscai
primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão
acrescentadas”.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário