Lição
03: Os Ministros do Culto Levítico
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Os
Ministros do Culto Levítico.
- Perguntem: Quem são os
ministros do culto levítico?
Aguardem as respostas e
anote-as no quadro.
- Perguntem: Por que a tribo
de Levi foi separada para o sacerdócio?
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem outras informações relacionando-as com a primeira pergunta.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Eis-me
aqui!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Eis-me aqui!
Objetivo:
Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo.
Material:
Palavras digitadas: Serviço
Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01 coração(vermelho) feito
de cartolina ou EVA
01 quadro branco ou outro
tipo.
Procedimento:
- Coloquem no alto do quadro
a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
- Perguntem: A quem
servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão: Deus(na sua maioria) e
ao Próximo. Então, coloquem as palavras
DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
- Coloquem em seguida o
coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao próximo.
Leiam Mc 12.30 e 31.
- Falem que o serviço que
fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
- Falem também que precisamos
ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a palavra
COMPROMISSO ao lado do coração.
- Perguntem: O que temos
realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas. Incentivem aqueles que
estão servindo a continuar nas suas atividades e conclamem aos que estão
parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
- Concluam, afirmando que
cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja, colocando em prática o
serviço cristão, estamos colaborando para a consecução da Missão Integral da
Igreja, somando-se a pregação do evangelho e da comunhão uns com os outros.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário