Lição 02:
Consequências da Queda
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Consequências da Queda.
Depois,
falem que esta expressão faz referência as consequências da queda do homem
quando pecou.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para finalizar, utilizem a dinâmica “Bumerangue”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bumerangue
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre as consequências do pecado.
Refletir
sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01
bumerangue(pode ser feito de vários materiais)
01
cesta pequena com sementes variadas.
01
copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
-
Apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que eles falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado,
volta à mão daquele que o arremessou. Se possível, façam uma demonstração.
-
Escrevam no quadro: Lei da semeadura.
Perguntem
o que os alunos entendem sobre isto.
Aguardem
as respostas.
-
Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai
sentir as consequências daquilo que falou e praticou. Estudamos nesta lição
quais as consequências da queda do homem quando pecou.
-
Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
-
Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
-
Perguntem:
O
que vocês estão falando ou praticando?
O
que estão colhendo destas ações?
-
Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações que eles desejam
cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e
com o próximo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário