Lição
04: Sou Nova Criatura
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Sou nova criatura.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Transformação”, para
introduzir o estudo sobre nova criatura.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Transformação
Objetivo:
Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação,
através do Novo Nascimento.
Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns grãos que não
estouraram
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de
pipoca”(postado abaixo)
Sacos de pipoca para os
alunos
Procedimento:
- Mostrem para os alunos, um
saco de pipoca.
- Perguntem: Quem gosta de
pipoca?
- Depois, apresentem para os
alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem
ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas.
Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e
com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de
transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de
mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura
do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com
ações e pensamentos mudados.
- Depois, apresentem aquele
grão que não estourou.
- Falem: Este grão é
semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam
pelo processo de transformação.
- Para concluir, falem que
no final da aula, vocês vão distribuir 01 saco de pipoca para os alunos.
Dinâmica elaborada tendo por
base o texto “Milho de Pipoca” de Rubem Alves.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário