Lição
05: A cura do paralítico de Betesda
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: A
cura do paralítico de Betesda.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Levanta-te,
toma tua cama e anda!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Levanta-te, toma tua cama e anda!
Objetivo:
Contextualizar a expressão “Levanta-te, toma tua cama e anda!” para a vida do
aluno.
Material:
Não
precisa
Procedimento:
-
Leiam o relato sobre a cura do paralítico de Betesda.
-
Depois, perguntem: Quais as palavras de Jesus, que modificaram a situação do
paralítico?
Certamente
os alunos vão dizer: “Levanta-te, toma tua cama e anda!”
-
Falem: Nesta frase, há 03 verbos de ação: levantar, tomar e andar.
De
que forma estas palavras, desta situação em estudo, podem ser contextualizadas
para sua vida?
Levantar:
indica alguém parado que precisa se levantar para agir
Tomar(pegar
algo): pegar a cama remete sair do comodismo, de ficar parado, depender de
alguém
Andar:
mudança de situação, antes inerte, para outra de ação
-
Falem: São palavras nos colocam de pé.
-
Peçam para que os alunos digam para os colegas:
Jesus
disse para o paralítico: Levanta-te, toma tua cama e anda!
-
Agora, peçam para que os alunos analisem esta expressão para si mesmos. Qual a
dificuldade que tem impedido que eles se levantem e saiam da situação?
-
Para concluir, afirmem: Jesus pode mudar sua situação.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário