Lição
06: Uma Vida Cheia do Espírito
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Uma vida cheia do Espírito.
- Iniciem o estudo da lição,
utilizando a dinâmica “Tesouro em vasos
de barro”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Tesouro em Vasos de Barro
Objetivo:
Refletir sobre a presença do Espírito Santo na vida daquele que aceita Jesus
como salvador.
Material:
01 vaso de barro pequeno
01 caixa revestida com papel
dourado
¼ de uma folha de papel
ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
- Leiam Gn 2.7a: “E formou o
Senhor Deus o homem do pó da terra...”
- Apresentem um vaso de
barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.
Observação: dentro do vaso
deve estar a caixa dourada.
- Falem: O homem gozava de
um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este
tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O homem perdeu a comunhão
com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a
religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que
não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo
resgate do tesouro.
Leiam II Co 4. 4, 5 e 7 e
falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem
a caixa dourada dentro do vaso).
Falem também: Desde a
conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e
recebemos dádivas espirituais, tesouros.
- Então, retirem do vaso a
caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra ver o que é o tesouro. O
aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
- Concluam, afirmando que o
assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo e sua atuação na vida
do crente.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário