Lição
04: Curando o filho de um oficial
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Curando o filho de um oficial.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Galeria”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Galeria
Objetivo:
Incentivar
os alunos a relatar experiências que façam referência ao exercício da fé.
Material:
02
cartolinas para montar 02 cartazes
Procedimento:
-
Apresentem um cartaz com os nomes dos heróis da fé de Hebreus 11: Abel, Enoque,
Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe.
-
Depois, leiam o texto bíblico de Hebreus 11, conhecido como Galeria dos Heróis
da Fé, observando o acontecimento referente ao nome citado.
-
Depois, solicitem para que os alunos relatem fatos que façam referência a fé
exercitada por eles.
-
Continuem a galeria, organizando outro cartaz com os nomes dos alunos que
relatarem suas experiências.
-
Para concluir, leiam: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam
e a prova das coisas que não se veem”(Hb 11.1).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário